A Lecitina de Soja é uma gordura extraída da soja, que pode ser usada para beneficiar diversos campos do organismo, por ser uma gordura boa que auxilia no controle do colesterol, diminuindo o LDL "mau colesterol" e preservando o bom (HDL), mas deve-se tomar cuidado com sua ingestão, pois, por ser um lipídio é calórica.
Também auxilia a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, auxiliando a redução do colesterol ruim e aumentando o bom, agindo assim no combate ao aparecimento de doenças cardiovasculares, placas de ateroma e dislipidemias.
A lecitina ainda apresenta uma vitamina chamada "colina", que foi reconhecida a pouco tempo pelos pesquisadores, e é o único nutriente da categoria das vitaminas reconhecido como essencial. São poucos os alimentos ricos em colina, as maiores fontes naturais são as gemas dos ovos e a lecitina. A ação dessa vitamina no corpo humano está relacionado ao auxilio no desempenho cerebral, sistema nervoso e memória e a sua falta está associada ao aumento da resposta inflamatória e esteatose hepática (acumulo de gordura no fígado).